História


A Grande Família


A Grande Família é uma série de televisão brasileira exibida pela Rede Globo desde 29 de março de 2001.[1]
Trata-se de uma reinterpretação contemporânea da série original, exibida entre 1972 e 1975. Os personagens foram atualizados e incorporados à realidade atual, e outros personagens foram incorporados à história, que deixou de focar apenas na família.
A série recebeu a indicação no Emmy 2008 de melhor ator pela atuação de Pedro Cardoso.[2] O International Emmy Awards, ou simplesmente Emmy, é o equivalente ao Oscar da televisão internacional.

Sinopse

Os Silva são uma família de classe-média brasileira, moradora de um subúrbio na Zona Norte do Rio de Janeiro. O patriarca, Lineu Silva, um fiscal sanitário politicamente certinho e responsável, é casado com Nenê (Irene), uma exemplar dona de casa. O casal tem dois filhos: Bebel (Maria Isabel), casada com o empresário taxista, Agostinho Carrara; e o caçula, Tuco (Artur), ator. Beiçola (Abelardo), dono de uma pastelaria, tem "uns pequenos probleminhas" (como diz a Dona Nenê): ele se veste e age como a falecida mãe, a portuguesa Dona Etelvina. Bebel e Agostinho tem um filho, Florianinho, menino que puxou a malandragem do pai. Bebel e Agostinho são os novos ricos. Ela, uma perua fútil e ele, dono de uma frota de três táxis (cujo nome não foi decidido se é Táxi´s Carrara ou Carrara Táxis) que conta com três motoristas, um para cada táxi: Tuco, o igonorante Paulão da Regulagem (Paulo Wilson), sócio e mecânico da empresa e Pajé Murici, um vidente charlatão. A família ainda conta com as chegadas e confusões do amigo Mendonça, mulherengo chefe da repartição de Lineu, que costuma estar presente na vida da família e aprontando muitas confusões e com a espevitada e divorciada de três maridos Kelly, dona de uma loja de roupas, que virou chefe e amiga de Nenê após um acidente que Lineu teve.


Elenco atual


Ator/AtrizPersonagemDesde
Marco NaniniLineu Silva2001
Marieta SeveroDona Nenê2001
Pedro CardosoAgostinho Carrara2001
Guta StresserBebel2001
Lúcio Mauro FilhoTuco2001
Tonico PereiraMendonça2002
Evandro MesquitaPaulão2005
Marcos OliveiraBeiçola2001
Fábio PorchatEveraldo Pontes "Júnior"2012
Luís Miranda PEPajé Murici2011
Nina Morena PEDanielle da Padaria2011
Vinícius MorenoFlorianinho2012
Luís Fernando Guimarães PEFontes2012


Exibição

Estreou em 29 de março de 2001, quinta-feira, às 23h, após o programa policial Linha Direta. A série conseguiu audiência mesmo com o horário desfavorável e as mudanças que ocorreriam em 2002 na sua 2ª temporada, devido à Copa do Mundo e as eleições de 2002. O seu horário foi mudado em razão a essas mudanças para às quintas-feiras às 22h, onde estabilizou uma audiência e conseguiu o horário que antes pertencia ao Linha Direta.
Uma grande discussão é sobre o final da série: o elenco defendia que a 7ª temporada seria a final,[3] enquanto os executivos do canal decidiram renová-la para uma 8ª temporada. Depois de mais cinco anos no ar após a primeira discussão sobre o fim da série (em 2007), agora a mesma situação se encontra atualmente: o elenco defende o fim da série equanto a Rede Globo pretende renová-la para uma 13ª temporada (pelos altos índices de audiência conquistados), que poderá ser a última[4][5][6].
Enquanto a série original durou três anos (1972 a 1975), o remake completou uma década no ar em março de 2011.
A 12ª temporada da série estreou em em 5 de abril de 2012, quinta-feira, às 22:30. No primeiro episódio, a história deu um salto de quatro anos, permitindo uma renovação da situação dos personagens e a introdução de Florianinho como um adolescente.
A série foi renovada para mais uma temporada em 2013, o que será a sua 13° Temporada. [7].

A Grande Família: O Filme

Após seis anos de sucesso na TV Globo, o seriado A Grande Família, assistido semanalmente por 30 milhões de pessoas, foi transportado para as telas dos cinemas, numa parceria entre a produtora Globo Filmes e a a distribuidora Europa Filmes. O longa estreou em 26 de janeiro de 2007.
Somente em 2004, o diretor da série Maurício Farias, juntamente com o roteirista e produtor Guel Arraes, decidiram realizar a empreitada de transpor o seriado para o cinema. E não foi nada fácil, segundo os realizadores, achar a melhor maneira de adaptar uma série televisiva para a tela grande, sem me distanciar do universo criado no programa. A intenção deles era construir uma história mais aprofundada, inovadora, sem perder as características principais do seriado.
Cláudio Paiva ficou encarregado do roteiro, adaptando o seriado para os sets de filmagem. Segundo ele, o projeto levou muito tempo para ser decidido devido a falta de um argumento realmente determinante, que os 30 minutos na TV não pudessem mostrar. O roteiro foi elaborado para trazer mais intimidade entre os personagens e o público.
O enredo é narrado em três situações. Ao voltar do enterro de um colega de repartição, Lineu passa mal e vai ao médico, onde faz um exame e descobre que tem uma mancha no peito. Deprimido e com a certeza absoluta de que vai morrer, ele esconde sua situação da família e cancela a tradicional ida ao baile aonde começou a namorar Nenê. Sem entender as atitudes estranhas do marido e passando a acreditar que está sendo traída, ela decide convidar um ex-namorado para ir à festa. Toda a grande família Silva fica abalada com os fatos. Pressionado por todos os lados e sem saber o que fazer, Lineu tenta, de três maneiras diferentes, evitar que a família sinta sua morte. A família, por sua vez, é atingida diretamente pelas atitudes, algumas hilárias e outras mais dramáticas e trágicas.
O filme tem 104 minutos de duração. José Guerra é o diretor de fotografia, enquanto a direção e produção de arte são assinadas por Marcos Flaksman e Eduardo Feijó. O figurino dos personagens é de Cao Albuquerque, direção musical de Branco Mello, trilha incidental e produção musical de Marcio Lomiranda.
Com Marco NaniniMarieta SeveroPedro CardosoAndréa BeltrãoGuta StresserLúcio Mauro FilhoTonico Pereira e Marcos Oliveira. Ao elenco original, juntam-se Paulo Betti eDira Paes em participações especiais.

 

Curiosidades


  • O relacionamento entre o personagem Beiçola e sua "mãe", é baseado no personagem Norman Bates do filme Psycho
  • Alguns outros parentes da família também já deram as caras pela série. Camila Pitanga interpretou Marina, uma filha que Seu Flôr teve depois de enviuvar, mas que sua família desconhecia. Cristina Pereira e Eliana Fonseca participaram como Odete e Ivete, primas de Nenê. Leandra Leal foi Viviane, uma namorada que Tuco engravida. Pedro Paulo Rangel viveu Frank, o picareta irmão de Lineu. Seu filho, Frank Jr., foi interpretado por Latino. Marlene, a mãe de Marilda, foi interpretada por Lúcia Alves. O próprio Marcos Oliveira interpretou também dona Etelvina e Seu Manuel os país de Beiçola. Esta aparece quando o pasteleiro sofre com surtos de depressão e se transforma na mãe. Tempos depois, descobre que sua verdadeira mãe é sua tia Isaltina, vivida por Camila Amado. Fabíula Nascimento participou como a irmã de Agostinho e Betty Faria e Francisco Cuoco deram vida aos pais do malandro taxista. Em 2011 Laura Cardoso interpretou Glória mãe de Lineu, seu pai já falecido foi interpretado pelo próprio Marco NaniniEvandro Mesquita apareceu como Fabinho, o irmão gêmeo gay de Paulão
  • Fora esses, alguns outros personagens também aparecem esporadicamente pela série. Nos últimos meses de 2006, Evandro Mesquita apareceu constantemente como o mecânico Paulão da Regulagem, que formou um quadrado amoroso com Marilda, Tuco e Mendonça e depois entrou para o elenco fixo. Bem como Márcia Manfredini com sua dona Abigail. Diogo Vilela e Alexandre Zacchia viveram Remela e Dentada, dois amigos de Agostinho que sempre davam as caras.
  • Ver arquivo anexo:
  • A atuação marcante de Pedro Cardoso, como Agostinho, lhe rendeu a indicação no Emmy 2008 de melhor ator.[2] O International Emmy Awards, ou simplesmente Emmy, é o equivalente ao Oscar da televisão internacional.
  • O ator Rogério Cardoso faleceu em 24 de julho de 2003, vitimado por um ataque cardíaco. Assim, a série deixou de apresentar o personagem Seu Flor, já que a equipe optou por não substituir Rogério Cardoso por outro ator. Para suprir a falta do avô, apareceu o tio Juvenal, interpretado por Francisco Milani, que entrou no programa em 11 de setembro de 2003, no episódio O tio mala!Francisco Milani também viria a falecer, em 13 de agosto de 2005, e o tio Mala também deixou de aparecer na série.Atualmente o nome do personagem "Floriano" se refere ao filho de Bebel e Agostinho.
  • No dia 21 de agosto de 2008, o episódio começou um pouco mais tarde por causa da tramsmissão das Olimpíadas de Pequim.
  • Foi lançado um Box de DVDs da série com uma seleção de episódios de 2001 a 2006. Contém 6 Discos, totalizando 36 Episódios.
  • No Episódio "O Troco", aparece a última cena de Rogério Cardoso no seriado A Grande Família, ele aparece em apenas uma cena, implicando com o Agostinho.
  • A Temporada de 2009 ganhou mais atores fixos mas por um motivo desconhecido, eles só ficaram fixos depois do episódio 10 (ficaram fixos no episódio 11 da temporada de 2009.
  • A temporada de 2011, o programa completou 10 anos, lançando até um dvd em comemoração, e a atriz Laura Cardoso entrou para o ´programa como a Dona Gloria, mãe de Lineu, o episodio foi dividido em duas partes: A mãe de Lineu parte 1 e parte 2.)







2 comentários: